quinta-feira, 4 de novembro de 2021

O Pão

 


 Odiava fazer compras, mas quando resolvia, encarava como uma verdadeira missão. Se preparou financeiramente, pesquisou a melhor marca, pesquisou a loja mais barata e lá foi ela encarar o busão. Chegando na loja, ficou muito satisfeita com o formato e a aparência robusta do novo secador de cabelo. Doía-lhe a alma ter que gastar aquele volume de dinheiro, mas falava para si mesma que valia a pena, pois esse secador iria ser muito usado e durar bastante. A vendedora lhe avisou de um “porém” que lhe deixou apreensiva: o plug do secador era padrão americano, maior que o buraco da tomada. No entanto, segundo a vendedora, ela acharia um adaptador com facilidade em qualquer loja de material elétrico.


Sua missão tinha adquirido uma complexidade que não tinha previsto. Não iria voltar pra casa com um secador que não conseguisse usar. Procurou na mesma rua uma loja para comprar a peça que iria lhe atender. Achou a loja, mas o adaptador não. Começou a prever que tinha sido enganada pela vendedora. Passou em mais duas lojas e nada. Já estava anoitecendo e resolveu voltar pra casa.

Morava sozinha num kitnet de um cômodo que lhe atendia razoavelmente bem. O locador morava no mesmo prédio e era uma pessoa tranquila e com boa vontade, sempre simpático e prestativo. Ao vê-lo, resolveu lhe perguntar se por acaso ele tinha algum adaptador que lhe resolvesse o problema. O homem disse que não, mas que esperasse um pouco. Pegou um adaptador da própria parede, uma faca quente e arrombou um dos furos. Testou com o plug do secador. Sucesso total.

Ela subiu agradecida e animada, embora ligeiramente temerosa de causar algum curto circuito com esse jeitinho do seu senhorio. O mais importante é que tinha completado a missão e ainda economizado, já que não precisou comprar mais uma peça. Queria muito testar o secador, mas a fome era maior. Como não tinha muita coisa que pudesse comer rapidamente, resolveu fazer um pão frito.

A fome estava muito grande. Não tinha percebido quanto tempo estava sem comer e tudo parecia urgente: o secador e a comida. Abriu o pão, colocou na frigideira e olhou para ela como se fosse demorar uma eternidade. Olhou para o secador que ainda estava na sacola e o desembrulhou. Pegou o adaptador que seu vizinho improvisara e viu que encaixava perfeitamente. Precisava de uma tomada e só tinha uma no banheiro. Correu para lá, colocou o adaptador na tomada, ligou o secador e voilá! Ele funcionou lindamente! E como era potente! Iria secar e modelar seus cabelos com perfeição! Pegou uma mecha e testou com uma escova. Perfeito! Pegou outra, e mais uma. E antes que terminasse a terceira começou a sentir um cheio forte de queimado. Indignada pensou: - Droga, mal comprei essa porcaria e já tá queimando. Será que é o adaptador? -Olhou para a tomada e nada. Cheirou o secador e não parecia que o cheiro vinha de lá. Olhou para a porta do banheiro e viu uma fumaça. Saiu correndo e todo o minúsculo apartamento estava tomado por espessa neblina.

O pão frito tinha virado carvão. O secador funciona perfeitamente há 7 anos. O adaptador ainda é o mesmo e dá um pouco de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário